Comprar imóvel novo ou usado: O que compensa mais?

23/08/2021min de leitura

A maioria das pessoas, quando tem intenção de comprar um imóvel se depara com uma dúvida – comprar um imóvel novo ou usado?

As diferenças entre os dois vão além da estética ou do preço, pois é preciso levar muita coisa em consideração antes de tomar a decisão.

Geralmente é observado itens como tamanho, localização, divisão de cômodos, quantidade de banheiros e vagas de garagem. Apesar de serem aspectos importantes, é preciso considerar o método de construção do imóvel.

Há três tipos de construção: alvenaria tradicional, alvenaria autoportante e os pré-fabricados.

A alvenaria tradicional é o método de construção mais comum. São colunas e vigas erguidas sobre uma fundação de estacas escavadas ou baldrames.

A obra é sustentada por essas estruturas e uma das principais vantagens é a qualidade da obra e a possibilidade de personalizar os cômodos como desejar.

Esse tipo de construção é o mais utilizado, mas também pode ter muitos problemas como desníveis, estruturação fora de esquadro etc.

Já a alvenaria autoportante não é muito comum no Brasil, são obras sustentadas por blocos estruturais. Vigas e colunas não são muito utilizadas.

Uma vantagem é a economia e a sustentabilidade, pois vigas e colunas são itens caros em uma construção. Mas um ponto positivo, é que há possibilidade de passar tubulações por dentro dos blocos estruturais, evitando a quebra de alvenaria.

O maior problema desse tipo de obra é que a divisão do imóvel não pode sofrer alterações, pois nesse caso, as paredes seguram a estrutura da construção.

Os pré-fabricados não são tão populares no Brasil, ocupando uma outra categoria de imóveis, bem comum no exterior.

Trata-se de estruturas já montadas em fábrica e instaladas em uma fundação. Assim, é possível erguer uma construção inteira montando módulos.

São estruturas rápidas e resistentes, mas demanda uma manutenção constante, e tem o design limitado.

 

Apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é comprar um empreendimento que ainda não está pronto.

Adquirir um apartamento assim pode trazer vantagens financeiras, pois a negociação é mais flexível, havendo possibilidade de parcelamento direto com a construtora, e depois de entregue ele pode estar até 20% mais valorizado.

Dependendo da construtora é possível alterar alguns detalhes no apartamento ainda na fase de construção, como optar por uma sala estendida, uma parede a mais, evitando obras posteriores a entrega das chaves.

Porém a compra na planta pode trazer alguns riscos, como o atraso na entrega, ou uma entrega diferente do que era esperado. Só é possível verificar exatamente como vai ficar quando entrar no mesmo, por isso é muito importante sempre fazer a compra com incorporadoras de qualidade, e que tenham empreendimentos na cidade que você possa visitar e avaliar antes de fazer a compra.

 

Condições de compra de imóveis usados ou novos

O preço é um dos aspectos que mais afetam a escolha, quando falamos em comprar imóveis usados ou novos.

A maioria das pessoas opta por financiar, na hora da compra. Nesse caso, imóveis usados são geralmente mais baratos e trazem uma boa margem de negociação, pois em alguns casos o proprietário precisa vender rápido, dando assim, possibilidades de o comprador adquirir bons descontos.

Já no caso de imóveis novos, eles costumam ser mais custosos por m², mas a flexibilidade de pagamento pode ser o decisor na hora da compra, já que a entrada pode ser parcelada junto à construtora.

 

Localização dos imóveis

A localização é um ponto importante na hora de se escolher um imóvel para comprar, seja ele usado ou novo.

A maioria das capitais é composta por construções mais antigas. Isso significa que os imóveis mais próximos dos centros costumam ser mais velhos, mas é possível encontrar condomínios novos com ótimas localizações, a poucos minutos do centro da cidade.

Geralmente os novos empreendimentos privilegiam locais com comércio e serviços próximos.

Assim, fica fácil de encontrar escolas, bancos e mercados próximos do imóvel.

Comprar um imóvel novo ou usado é uma decisão que deve ser feita com a consciência de que cada opção carregará suas vantagens e desvantagens.

 

Vantagens de se comprar imóveis usados e antigos (com mais de 30 anos)

  • O preço é mais acessível. Em imóveis com 30 anos ou mais é possível conseguir um valor mais em conta no metro quadrado.
  • Localização. Geralmente as construções antigas ficam em regiões centrais da cidade. Já os imóveis mais novos não, pois os espaços vão diminuindo conforme passa o tempo.
  • Espaço físico. Geralmente os imóveis mais antigos são maiores, o que para uma família grande, é uma excelente opção.
  • Paredes mais grossas. Hoje, as paredes são mais finas e permitem maior ruído entre os cômodos.

 

Desvantagens

  • Poucos pontos de tomada. Hoje a tecnologia exige um maior número de tomadas espalhadas pelo imóvel, devido à quantidade de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
  • Em imóveis antigos com mal estado de conservação pode ser necessária uma reforma para adequar aos padrões de uso atuais.
  • Pequena área de lazer, em caso de prédios. Prédios muito antigos não tem uma boa área de lazer o que hoje em dia é bastante procurado, especialmente por famílias com filhos pequenos.

 

Vantagens de se comprar imóveis novos (com menos de 20 anos)

  • Esse tipo de imóvel é mais valorizado.
  • A área de lazer será maior, pois já se valoriza uma boa área de lazer com locais para as crianças brincarem com parquinho, churrasqueira, piscina.
  • Mais tomadas espalhadas pelo imóvel, não havendo necessidade de tantas mudanças ou reformas na rede elétrica

 

Desvantagens

  • Paredes mais finas. O pé direito costuma ser baixo também, o que facilita a propagação de ruídos, no caso de apartamentos.
  • Localização. Geralmente os novos empreendimentos são construídos em locais mais afastados do centro, o que fará com que você tenha que se deslocar mais para chegar aos locais desejados.
  • No caso de condomínios, devido a manutenção da área de lazer a taxa de condomínio tende a ser mais alta.

 

Erros mais comuns na compra do primeiro imóvel

A emoção do momento e a falta de experiência podem levar o comprador a cometer alguns erros:

 

  • Não pesquisar antes de comprar. É bom ter em mente o tamanho do investimento que esse tipo de negociação envolve e que o plano é a longo prazo.
  • Não analisar se o valor cabe no bolso. É necessário respeitar o planejamento financeiro feito desde o começo, para garantir que será possível pagar as parcelas com tranquilidade
  • Não pesquisar o histórico da construtora ou imobiliária. É imprescindível saber se a construtora ou imobiliária são de confiança, verificando sempre se ela é bem-conceituada, certificada e já tenha feito negociações de sucesso antes.
  • Não considerar taxas e impostos. Principalmente quando é feito um financiamento, é preciso ter noção que serão cobrados taxas, juros e será necessário pagar impostos.
  • Não ler o contrato. É difícil de acreditar, mas a maioria das pessoas não lê o contrato ao comprar um imóvel novo, portanto para evitar problemas é recomendado que jamais seja assinado um contrato sem analisá-lo detalhadamente.

 

Receber Atendimento