Os melhores bairros da Zona Norte para se morar

23/08/2021min de leitura

Há quem pense que o melhor do Rio de Janeiro fica na Zona Sul, mas isso é porque não se conhece o que há de melhor nos bairros da Zona Norte da cidade.

Os bairros da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e Méier tem uma vasta quantidade de moradores que gostam de suas ruas bucólicas, que contam com a fartura de transporte e ter todos os tipos de comércio de produtos e serviços bem perto de casa.

A Tijuca é um bairro considerado uma joia na Zona Norte, mas alguns pontos ainda são mais valorizados do que outros. Como no caso da Rua Homem de Melo, que é um dos endereços mais caros do bairro.

Quem procura morar na Tijuca procura tranquilidade, serviços próximos e uma qualidade excelente dos imóveis, sem grandes mudanças. É considerada um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, exatamente porque quem vive lá sabe o que esperar do bairro e não se decepciona.

A maior parte da população é composta por moradores antigos, que se mantem no local ao sair da casa dos pais e constituir família.

Muitos abrem seus negócios no bairro, que tem excelentes hospitais, clínicas e colégios e faculdades.

O bairro do Grajaú encanta pela natureza exuberante que possui, e contém muitas praças e jardins arborizados. Desde que a primeira rua foi aberta no bairro, que é a rua barão de mesquita, em 1875, a preocupação em manter o Grajaú como um dos melhores bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro é constante.

É um bairro que foi planejado, em 1918 o construtor italiano Francisco Tricarico construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em torno da qual o bairro começo a se expandir ao mesmo tempo que o córrego do Rio Maracanã era canalizado.

A partir daí, com a primeira sede do Grajaú Tênis Clube o bairro começou a ser ainda mais procurado por quem quer viver de forma tranquila, em meio a natureza.

O Grajaú se mantêm como um bairro privilegiado, e chama a atenção principalmente pelas ruas muito arborizadas e seu conjunto arquitetônico.

Todo bairro é valorizado, pois o acervo arquitetônico é protegido sem impedir o desenvolvimento da região. Assim, o crescimento é ordenado, reduzindo a oferta de imóveis na área e automaticamente aumentando sua valorização.

Essa valorização garante por exemplo que nenhuma árvore da praça Edmundo Rego por exemplo, possa ser retirada e que as modificações nos espaços públicos deverão priorizar a qualidade da arborização. A colocação de letreiros e toldos devem ser previamente aprovados pelo órgão de proteção do patrimônio cultural do município.

Vila Isabel é um bairro musical e considerado um bairro nobre da Zona Norte. Assim como o Grajaú, Vila Isabel também foi um bairro projetado, com grande importância histórica para a cidade.

É um lugar ótimo para morar, com polos gastronômicos e boêmios com o da Praça Vanhargem. O bairro abriga ótimas escolas e a Universidade do Rio de Janeiro (Uerj). O shopping Boulevard Rio também fica no bairro e é claro, a Unidos da Vila Isabel. Morar em Vila Isabel é estar perto de tudo.

O local é de fácil acesso à maioria dos bairros do Rio, tanto da Zona Sul quanto da própria Zona Norte. A pé, se atravessa de Vila Isabel para a Tijuca em poucos minutos.

Hoje em Vila Isabel se vê a chegada de muitos condomínios novos com varandas gourmet, que é o canto preferido de casais novos que gostam de receber amigos em casa.

O Maracanã é um dos poucos bairros cariocas que não tem comunidade, o que valoriza ainda mais os imóveis locais. É perto da Tijuca, por onde se chega pela Avenida Maracanã, o lugar tem ruas residenciais, bem arborizadas e próximo de colégios, universidades, empresas e comércio em geral.

O bairro do Maracanã pertence a atual Grande Tijuca e mantém muito de suas características urbanas do início do século XIX, com casarões que remetem a um passado que abrigava a mais alta nata da população carioca.

A rua São Francisco Xavier, que é uma das ruas mais importantes do bairro, era um caminho que interligava imponentes chácaras – justamente onde hoje se encontra o estádio do Maracanã. Era ali que funcionava o Derby Clube, fundada em 1885 e uma das duas grandes associações do turfe fundadas no Brasil a época.

Além das linhas de ônibus, o Maracanã também tem uma estação de trem, praticamente ao lado do estádio Mário Filho e do Maracanãzinho. Podemos dizer que o bairro do Maracanã é um bairro conectado ao restante da cidade e a modernidade, sem deixar de preservar suas raízes residenciais.

 

O Bairro do Méier

Tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro do Méier possui um comércio perto da sua principal e mais famosa rua, a Dias da Cruz, mas, ao mesmo tempo, possui ruas residenciais, que são mais tranquilas.

É considerado um bairro muito moderno e descontraído. É grande, desenvolvido e conta com um comércio muito forte, com cinemas, restaurantes, escolas e universidades, além de uma infraestrutura excelente de transportes.

O famoso “Baixo Méier” é a região mais badalada do bairro, sendo um ponto que reúne uma enorme variedade de bares e restaurantes de prestígio da Zona Norte carioca.

O bairro do Méier também é uma região com ótimas clínicas e hospitais, sendo o abrigo de um dos mais importantes hospitais da cidade, o Salgado Filho.

Mesmo que os trens sejam o principal meio de transporte do bairro, há uma rodoviária no local, fazendo com que os ônibus sejam interligados para todas as regiões da cidade.

O bairro ainda conta com espaços como o Centro Cultural João Nogueira, conhecido por Imperator, que reúne teatro, cinema e música.

A região equilibra, de forma saudável, uma atmosfera vibrante e animada com muitas ruas que ainda são familiares e tranquilas. Os moradores ainda têm a oportunidade de desfrutar de uma excelente infraestrutura em uma vizinhança serena e acolhedora.

 

FAQ

Onde fica o bairro do Méier no Rio de Janeiro?

Fica na zona norte do Rio de Janeiro, sendo considerado um bairro essencialmente residencial, mas com muitas ofertas de serviços, comércio e opções de lazer. É considerado um bairro pratico, de fácil acesso e de onde se chega facilmente a outras regiões da cidade.

 

O que tem de bom no Méier?

São muitos os pontos turísticos que podem ser visitados como o Jardim do Méier, a Basílica Imaculado Coração de Maria, o Hospital Salgado Filho, o Leão do Méier, o Shopping do Méier e o Imperator.

 

 

Receber Atendimento